Sobre Programação CCBB Educativo
Marcando o mês da mulher, o CCBB Educativo elaborou uma programação com especialistas explorando com profundidade temas diversos. Com a abertura, já no início de março da exposição Chiharu Shiota, o programa ganha uma matéria-prima e tanto para explorar durante a Semana do Educador. A mostra também vai inspirar uma visita especial em Com a Palavra, mediada pela professora de design Celia Matsunaga, além das Visitas Educativas, Visitas Mediadas e Mediadas em Libras. Para celebrar o Dia das Mulheres, haverá uma Atividade Extra com prática de Mindfulness conduzida pela psicanalista e pedagoga Neiva Fernandes, abordando a importância da plenitude encontrada na vivência do aqui e agora, enquanto o curso Transversalidades, ministrado pela artista plástica Cecília Mori, analisará obras de arte contemporâneas produzidas por mulheres. No Laboratório de Crítica, a proposta da artista visual e professora de artes visuais Karina Dias é exercitar uma aproximação entre a prática artística e a elaboração de uma escrita-nômade. Já o Múltiplo Ancestral, que terá bate-papo sobre composição musical, com direito a pocket show, será comandado pela cantora, compositora e instrumentista Letícia Fialho. Já a grade do Lugar de Criação contará com nove sessões, sempre aos finais de semana. O mês ainda reservará um cineminha na Sessão Miúda.
O programa é composto por inúmeras atividades e em março o público poderá participar do Lugar de Criação (voltado para crianças e famílias); Múltiplo Ancestral (ações que articulam a memória, saberes e práticas culturais para o público em geral); Com a Palavra… (visitas mediadas por convidado especial às exposições em cartaz oferecidas a público espontâneo); Transversalidades (curso para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições, às urgências e reflexões cotidianas) Atividades Extras (voltada a públicos diversos, a depender da temática da edição); Visitas Mediadas (público geral); Visitas Mediadas em Libras (acolhe pessoas com deficiência auditiva); Visitas Educativas (grupos escolares e demais grupos fechados por educadores e Sessão Miúda (cineclube para os pequenos com arte, histórias, fantasia e imaginação).
As atividades dialogam com os arredores do CCBB, com a exposição “Chiharu Shiota”, em cartaz no CCBB DF de 03 de março a 10 de maio e com o Museu do Banco do Brasil, realizando Visitas Educativas, Visitas Mediadas e Visitas Mediadas em Libras. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura e interessados.
Todas as atividades são gratuitas, mas para participar de algumas delas é necessária uma pré-inscrição.
Programação
Lugar de criação – das 10h às 12h e das 15h às 17h
- 01/03- Eu faço meu brinquedo: Sinfonia inflável
Brincadeira tem som? Nesta edição do Lugar de Criação serão resgatados os ensinamentos do brincante e residente das férias de julho de 2019 no CCBB, Léo Ladeira. A proposta é criar um instrumento de sopro que tem como ingredientes uma bexiga, um cilindro e bastante imaginação.
- 07 e 08/03 – Como nasce uma obra de arte? Barafundar
Inspirado no jogo coletivo surrealista cadavre- exquis, será criada uma trama a partir de recortes diversos, formando uma imagem coletiva. A ideia é a construção de um espaço onde todos possam intervir a partir da casualidade.
- 14 e 15/03 – Desde pequeno – Caminhando vou!
E se a nossa brincadeira nos mostrasse um caminho? As escolhas feitas em família dizem muito sobre cada um. Nessa brincadeira esses caminhos serão revelados em uma grande cama de gato.
- 21 e 22/03 – Trocação de histórias – Raiz da minha aorta
A aorta é a maior e mais importante artéria do sistema circulatório do corpo humano. Ela se inicia na base do ventrículo esquerdo do coração e se ramifica pelo corpo, distribuindo o sangue oxigenado por todo o organismo. Pensando nisso e também nas poéticas trazidas pela artista japonesa Chiharu Shiota, esta edição convida o público a mapear as raízes familiares que pulsam nas veias de nossa existência, refletindo sobre os rastros que os antepassados de cada família traçou até chegarmos aqui.
- 28 e 29/03 – Eu faço meu brinquedo – Pega Pedra
Esse jogo consiste em jogar uma pedra para o alto, pegar outra pedra (ou mais) que estarão no chão e pegar a pedra que foi jogada para cima, tudo com a mesma mão. É um desafio divertido que, de acordo com as pesquisas do folclorista brasileiro Câmara Cascudo, tem mais de 20 séculos de idade e era jogado por gregos e romanos na Antiguidade. Nesse Lugar de Criação, serão customizados jogos de 5 pedras para se brincar em família e afiar a coordenação motora.
Semana do Educador – Exposição “Chiharu Shiota” – Dias 03, 04, 05 e 06/03
- Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com
- 03/03, às 18h30
- 04/03, às 14h
- 05/03, às 9h30
- 06/03 às 16h
Os professores sempre são os primeiros a visitar as exposições do CCBB! Por isso são oferecidas visitas exclusivas para eles, e também para coordenadores pedagógicos e demais integrantes da comunidade escolar, logo na primeira semana após a abertura de cada mostra.
*restrito a 30 pessoas por dia
Atividade Extra – Dia Internacional da Mulher: Mindfulness com Neiva Fernandes – 08/03, às 17h
- Sinopse: A meditação Mindfulness propõe que de foque no momento presente, sem julgamento, e acolhendo o que quer que esteja acontecendo, levando a atenção para a respiração e observando-a enquanto acontece livremente e naturalmente. Esta prática diária vai despertando cada vez mais a consciência e a clareza de que se vive apenas uma respiração de uma vez, possibilitando maior concentração e poder de observação. Esta consciência de quem realmente se é vai trazendo cada vez mais espaço para decisões mais ancoradas na realidade. O objetivo é parar tudo, respirar e viver intensamente o presente, pois o passado já foi e futuro ainda está por vir!
Com a Palavra… com Celia Matsunaga – 14/03, às 17h às 18h
- Sinopse: A visita buscará aproximar o visitante dos espaços da galeria criando uma relação de intimidade entre obra e o espectador. Propõe tecer um olhar sensível às obras monumentais da artista, contribuindo para outras possibilidades de percepção sobre seu trabalho. A experiência da exposição de Chiharu pretende instigar o visitante a refletir sobre as questões da existência tais como: vida e morte, relações humanas e memórias. Desta maneira, a visita buscará mergulhar nesses espaços abertos de sensações visuais, auditivas e poética, tornando familiar a qualquer visitante, os contextos da arte contemporânea propostos por essa artista.
Transversalidades, com Cecilia Mori (LIBRAS) – 18/03, das 19h às 21h
- Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com
- Sinopse: A ação pensada para o Transversalidades de março visa contribuir com o diálogo entre a rede de educadores das escolas do DF e a programação do mês da mulher do CCBB Brasília. Para tanto, será ministrada uma aula expositiva abordando as principais discussões da Arte Contemporânea, analisando obras de arte que marcam a História da Arte recente produzidas por mulheres nas diversas regiões do mundo desde os anos 1960.
Laboratório de Crítica, com Karina Dias – 27/03, das 16h às 20h
- Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com
- Sinopse: Pensar o movimento das/nas imagens é lançar-se em um movimento do/no mundo: do vento à onda, da página à cidade, da montanha ao rio, do céu à terra. Nessa dinâmica, toda imagem fabrica distâncias, cria tempos distintos, é ponto de vista e ponto de contato, detalhe e panorama. Geografias emergem porque encontramos outro ritmo do/no mundo, uma cadência que nos embala em seu movimento, intensificando a nossa capacidade de acolher os espaços que nos circundam, de habitar as suas paisagens. O laboratório de crítica abordará a produção artística contemporânea em diálogo com os diversos períodos da história da arte com o objetivo de exercitar uma aproximação entre a prática artística e a elaboração de uma escrita-nômade, fruto de um pensamento-em-movimento.
Sessão Miúda – 21/03, às 14h, Sala de Cinema do CCBB
- O Especial Andrés Lieban traz três curtas de desenho animado do premiado artista argentino multimídia Andrés Lieban. Aquarela (2003), A casa (2004) e Amigãozão (2006), partindo de um lugar de sensibilidade visual, traçam relações entre amizade, imaginação e criação. Bebês, mães lactantes e crianças com necessidades específicas são muito bem-vindas à sessão gratuita.
Múltiplo Ancestral, com Letícia Fialho – 28/03, às 17h
- Sinopse desta edição: Bate-papo sobre composição + pocket show: No bate-papo, mais do que uma exposição técnica e teórica sobre composição musical, o que se propõe neste encontro é a troca de experiência acerca do universo da composição musical a partir de provocações sobre o processo de criação de palavra e música, e da relação entre estes dois alicerces da canção. O que propulsiona o processo de criação de uma obra? O que vem antes da canção? Como se dá a escolha de palavras para uma letra de música e o que esta escolha comunica? Como se tece a relação entre música e palavra? São questões levantadas e exploradas nessa partilha. Em seguida, será apresentado um pocket show. No repertório, canções dos álbuns Maravilha Marginal e Purpurina Anzol. Duração: 1h.
Serviço
Programação CCBB Educativo
Data: Mês de março
Hora: Confira a programação
Local: CCBB Brasília – SCES Trecho 2
Telefone: (61) 3108-7600
Entrada gratuita