Sobre o Brincadeiras de Rua no Projeto Curumim
Carrinho de Rolimã, Jogo da Velha, Iôiô, Adedonha, Pião, Pipa e Bola de Gude. Brincadeiras tradicionais, que movimentam a infância com muita diversão, ludicidade e alegria. Mas as brincadeiras de rua tem perdido cada vez mais espaço, com o avanço de jogos eletrônicos, da internet e com a própria dinâmica urbana, com cidades maiores e mais violentas, onde as crianças ficam cada vez mais isoladas em casa, em atividades digitais e solitárias. Pensando em reverter esse quadro, entra em jogo o Curumim – Calendário Cultural do Brincar, projeto que visa resgatar e introduzir as brincadeiras populares no dia-a-dia das crianças.
O objetivo do Curumim é incentivar a imaginação e valorizar a cooperação entre as crianças, por meio de um calendário mensal de atividades culturais e lúdicas, tal como o bom e velho tempo de pipa, em janeiro, naturalizando o brincar no cotidiano dos pequenos. De janeiro a dezembro de 2019, o Curumim está realizando uma série de atividades artísticas, culturais, sociais e desportivas, procurando naturalizar a cultura do brincar tradicional nas ruas com brinquedos artesanais, jogos populares e várias atividades ao ar livre.
Corrida de Tampinhas. Foto: Divulgação
A próxima etapa será nos dias 23 e 24 de novembro, sábado e domingo, a partir das 09h, no estacionamento da Escola Classe 604, de Samambaia, indo até o fim da tarde.
Entre as atividades e ações sociais da edição de novembro do Curumim estão as brincadeiras: Pique Cola; Dama; Pontaria; Pega Vareta e apresentação de Dança Afro e Maculelê.
Curumim – Comum Idade Cultural
Curumim é uma palavra de origem tupi que designa, de modo geral, as crianças, público alvo do projeto. A nossa “comum idade” de imersão cultural é na infância. O desejo de tornar a comunidade em um “organismo cultural” nos fez chegar ao nome deste empreendimento sociocultural: Curumim – Comum Idade Cultural. Assim, o seu significado fica como “A Criança e sua Comum Idade Cultural”, bem como “A Criança e sua Comunidade Cultural”.
O Curumim apresenta às crianças as raízes das brincadeiras de rua, a naturalidade do brincar na infância, pois ele nasceu para resgatar formas de diversão que foram atropeladas pelo avanço da tecnologia e pelo consumismo desenfreado. E nada melhor do que retratar a criançada como curumins que representam tão bem o modo coletivo do brincar e de se fazer artesanalmente seus próprios brinquedos.
Brincadeira de Elástico. Foto: Divulgação
Programação
23 de novembro, sábado
- Arte-Educação: Freestyle – 9h às 12h
- Ação do Brincar (temática de Novembro) – 12h às 17h:
Jogos: Dama e Pega Vareta
Brinquedos: Estilingue e Castanha
Brincadeiras: Pique Cola e Pontaria
24 de novembro, domingo
- Ação do Brincar (temática de Outubro) – 10h às 14h:
Jogos: Dama e Pega Vareta
Brinquedos: Estilingue e Castanha
Brincadeiras: Pique Cola e Pontaria - Torneio Olímpico de Rua: Torneio da Dama – 14h às 17h
- Apresentação Cultural: Dança Afro e Maculelê – 17h às 18h
Serviço
Mês das Crianças no Projeto Curumim
Data: 23 e 24 de novembro, sábado e domingo
Horário: A partir das 9h
Local: Estacionamento da Escola Classe 604 de Samambaia
Classificação: Livre
Entrada Franca